mp3 - Lá atrás, no período Jurássico da internet, quando alguém copiava uma música de um CD pro computador, ela ocupava um espação danado. Foi então que foi criado o mp3, que é a abreviação de MPEG-1/2 Audio Layer 3. O bom e velho mp3 é um tipo de compressão de arquivos de áudio com uma perda de qualidade quase imperceptível, e que reduz o tamanho do arquivo a quase 10% do tamanho inicial. O método usado nessa compressão é basicamente retirar do arquivo, tudo aquilo que o arquivo humano é incapaz de perceber. E a partir daí, com o tempo, os aparelhos portáteis capazes de reproduzir áudio,passaram a se chamados somente de “mp3″. O nome “mp3″ vem da extensão do arquivo, que é .mp3.
mp4 - Grosso modo, o mp4 é o mp3 dos vídeos. Mp4, que significa MPEG-4 Part 14, é um formato de compressão de arquivos de vídeo com áudio. Assim como o mp3, o mp4 reduz em mais de dez vezes o tamanho total do arquivo, com uma perda de qualidade aceitável. Porém, ao contrário do que algumas pessoas pensam e do que pode-se pensar, o mp4 não é uma evolução do mp3. São tecnologias de compressão diferentes, com resultados diferentes. Mais uma vez a voz do povo falou mais alto, e hoje em dia, qualquer aparelho portátil que reproduza vídeos é chamado de mp4. Porém, a título de curiosidade, muitos desses “mp4″ nem mesmo suportam a extensão .mp4, obrigando o usuário a converter o arquivo para outras extensões, sendo o formato mais utilizado nesses aparelhos, o AMV.
mp5 - Bom, aqui as coisas começam a se complicar. Mp é a abreviatura de MPEG, que significa Motion Picture Expert Group. O Motion Picture Expert Group foi um grupo criado em 1988, pela International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) exatamente para criar e padronizar os formatos de compressão de áudio e vídeo. E a IOS criou, alguns anos depois, o mp3 e o mp4. E só. Em virtude do grande sucesso dos modelos mp3 e mp4, a indústria resolveu “batizar” as “evoluções” desses aparelhos com algo que remetesse aos sucessos de vendas mp3 e mp4, e então surgiram os mp5 e os demais. Bom, o mp5 nada mais é, por assim dizer, um aparelho de mp4 com câmera fotográfica e filmadora digitais.
mp6 - A partir daqui, as definições variam de fabricante para fabricante. Mas já que sabemos tudo sobre mp3, mp4 e afins, vamos ser breves. O mp6 é, normalmente, um mp5 com telefone celular. Provavelmente igualzinho a esse que você deve ter aí no bolso, ou seu amigo da mesa ao lado tem.
mp7 – Rapidamente: um mp6 que capta sinal de TV.
mp8, mp9 e etc - A partir daqui, cada fabricante chama seu produto do jeito que preferir. A partir do mp7, as características utilizadas pelas marcas para acrescentar um número aos seus “mps” variam, sendo as mais comuns ter Tela touchscreen, capacidade para mais de uma linha de celular (Dual-SIM), suporte para TV Digital, bluetooth integrado ,entre outros.
Bem, pessoal, espero que eu tenha sanado todas as suas dúvidas com relação ao assunto. Mas no caso de dúvidas, fiquem à vontade para enviar um e-mail ou deixar um comentário, que eu respondo o mais breve possível.
Confira dicas do Windows 7.
Um comentário:
tem camera nele?
Postar um comentário