sábado, 30 de maio de 2009

Câmeras Fotográficas Digitais

Comprar uma câmera digital hoje em dia pode dar mais trabalho do que comprar um carro. São tantas siglas, tecnologias e opções diferentes que tem gente que acaba comprando na sorte, ou escolhendo a mais bonitinha. Mas não se preocupem, vou tirar agora todas as suas dúvidas sobre câmeras digitais: megapixels, lentes, resolução, zoom, enfim, tudo o que você precisa saber pra escolher sem dor de cabeça a sua câmera nova. Vamos por partes:

O que é o tal do Megapixel?

Bom, pixel vocês já sabem o que é. É cada pontinho que forma uma imagem digital. Logo, um megapixel são 1.048.576 pixels, como um megabyte é igual a um 1.048.576 bytes. Então, 4 megapixels, por exemplo, quer dizer que a largura da foto multiplicada pela altura dá aproximadamente 4 milhões de pixels. Então quanto maior o número de megapixels melhor a resolução, certo? Errado. Nem sempre. Em alguns casos a qualidade ótica da lente ou a sensibilidade do visor podem ser mais determinantes.

Câmera Sony de 7.2 MP

Câmera Sony de 7.2 MP

Então como eu decido quantos megapixels eu preciso?

Bom, de início, se você quer fotos para exibição somente na internet, 1 megapixel é suficiente. Já para imprimir no formato 10×15, 2 megapixels imprimem nesse tamanho com qualidade fotográfica.

Clique aqui e consulte a tabela.

Como vocês viram na tabela, o tamanho das impressões que você pretende fazer é o principal fator para se levar em conta na hora da escolha da quantidade de megapixels. Onde se lê “qualidade fotográfica” significa que praticamente não se nota diferença entre uma fotografia nessa resolução e uma fotografia revelada a partir de um filme. Em tempo: uma foto revelada a partir de um original analógico, ou seja, um filme, pode ser ampliada para formatos maiores com menos perda de qualidade. Uma fotografia a partir de um original digital, no caso das câmeras digitais, vai depender do número de megapixels da câmera.

Câmera Olympus de 8mp - Megapixels nunca são demais...

Câmera Olympus de 8mp - Megapixels nunca são demais...

Mas megapixels e canja de galinha não fazem mal a ninguém. A não ser que você vá realmente tirar fotos só para exibição na Internet, sem possibilidade de impressão, pense em alguns megapixels a mais. Se um dia tiver que imprimir as fotos, poderá. E se você quiser pegar uma foto tirada com uma câmera de 1 megapixel e quiser, em um programa de edição de imagens, recortar ela e separar apenas um detalhe da foto, a qualidade desse “pedaço” dependerá diretamente da qualidade da foto. Quanto maior a foto como um todo, maior a qualidade de pedaços separados e maior a possibilidade de se aproximar a foto para observar pequenos detalhes.

Câmera Sony Cybershot com zoom ótimo de CINCO VEZES.

Câmera Sony Cybershot com zoom ótimo de CINCO VEZES.

Outros fatores determinantes Com relação ao tópico anterior, os megapixels, se você considera comprar uma câmera digital hoje em dia pense duas vezes antes de adquirir uma com menos de 3 megapixels, mesmo que ache que não precise. Nas máquinas a partir de 3 MP os outros fatores determinantes para a qualidade da foto tendem a ser mais levados em conta, e máquinas a partir desse nível costumam ter lentes melhores e visores de melhor qualidade. Mas isso não é regra.

Quanto à lente, para um amador é muito complicado saber, pelas especificações do manual, se ela é boa ou não. Meu conselho é procurar câmeras com lentes de marcas reconhecidamente de qualidade, como Carl Zeiss ou Sigma, ou as lentes próprias das marcas grandes e reconhecidas na fotografia tradicional, como Canon, Pentax, Nikon, Leica entre outras, e agora as câmeras digitais da Panasonic e da Sony. Há outras marcas boas no mercado, mas para um usuário amador na fotografia é melhor se garantir nas conhecidas.

Um fator muito importante a ser levado em consideração é o zoom digital. Não compre uma câmera contando com ele. No visor, olhando dentro da loja, ele parece mágico mas a mágica maior do zoom digital é transformar uma imagem de 5 megapixels em uma de 2 megapixels. Ou seja: aquela árvore que fica linda na sua máquina de 5 megapixels vai virar uma árvore de 2 megapixels se você usar o zoom digital. Dê preferência a câmeras com zoom ótico. O zoom digital aproxima a imagem da mesma maneira que você faria no Photoshop. Logo, a qualidade cai. Já o zoom ótico utiliza o zoom da própria lente pra aproximar, sem perda de qualidade.

Bom, pessoal, é isso. Agora vocês já podem escolher a máquina digital ideal. Se tiverem dúvidas me mandem um e-mail ou comentem aí embaixo. Até a próxima.

Nenhum comentário: