A fabricante do Windows decidiu mudar o status do XP, que entra agora para o grupo dos produtos com “suporte estendido”. Na prática, isto quer dizer que a Microsoft só vai fornecer gratuitamente suporte para aspectos de segurança, como correções de falhas e patchs para proteger o sistema de novos códigos maliciosos.
Suporte para incompatibilidade com novos aplicativos e correções não relacionadas a segurança só serão feitos para usuários que assinam o plano Extended Hotfix Support.
O fim do suporte principal ao XP faz parte de uma série de esforços da Microsoft para forçar os usuários finais e empresas a migrar para os novos produtos da Microsoft, notadamente o Windows Vista e, futuramente, o Windows 7.
A decisão impacta também integradores que continuam oferecendo máquinas novas com downgrade para Windows XP. Segundo a Microsoft, o fabricante que oferecer este produto deverá ele próprio garantir suporte ao consumidor e não mais a fabricante do Windows.
As atualizações de segurança, no entanto, estão garantidas até 8 de abril de 2014, o que dá mais cinco anos de fôlego para quem não deseja abrir mão do Windows XP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário