quinta-feira, 16 de abril de 2009

eBay planeja se separar do Skype em 2010

O eBay planeja a cisão de sua divisão Skype, por reconhecer que a empresa de telefonia via Internet não se enquadra às demais operações da empresa, o que representa uma negação da estratégia de aquisições de Meg Whitman, a antiga presidente-executiva da empresa.

O eBay informou que está planejando uma oferta pública inicial de ações do Skype até o primeiro semestre de 2010, uma decisão que é vista em geral como equivalente a colocar uma placa de "vende-se" na unidade a fim de atrair potenciais compradores.

Duas pessoas que conhecem o modo de pensar do eBay afirmaram que o serviço de leilões online pode buscar substancialmente mais de 2 bilhões de dólares pelo Skype. Mas alguns analistas duvidam que a unidade pudesse atingir esse valor no mercado atual.

O eBay adquiriu o Skype em 2005, por 2,6 bilhões de dólares, na sua maior aquisição. John Donahoe, que se tornou presidente-executivo do eBay um ano atrás, prometeu que avaliaria a situação para determinar se o serviço se enquadrava bem ao restante da empresa, que inclui o serviço de pagamento online PayPal e os leilões online que representam seu negócio principal.

"Acreditamos que operar o Skype como uma empresa separada e de capital aberto seja o melhor caminho para maximizar seu potencial", afirmou Donahoe em comunicado.

Muita gente em Wall Street expressou dúvidas quando Whitman adquiriu o Skype, bem como ceticismo com relação ao alto preço e às alegações do eBay de que sua base de compradores e vendedores aderiria à telefonia via Web.

"Era aparente desde o primeiro dia que o Skype não se enquadrava ao restante dos negócios deles", disse Stephen Ju, analista da RBC.

"O valor contábil do ativo é de cerca de 1,7 bilhão de dólares; não me surpreenderia que eles consigam valor em torno dos 2 bilhões", disse ele. Isso representaria cerca de 10 vezes a receita antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), com base na meta de receita de 1 bilhão de dólares do Skype para 2011 e em sua margem operacional atual de 20 por cento, acrescentou.

Nenhum comentário: