terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Computador nas nuvens



Confira um vídeo  matéria do Jornal da globo, alem da computação nas nuvens, ainda diz sobre a concorrência com a Microsoft.




A computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro. 
O que significa essa expressão? 

Acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas (Office).
Exemplo recente da Adobe, que disponibilizou uma versão on-line do Photoshop..

O Google é uma empresa que faz da computação nas nuvens uma realidade. 

GMail  - Em meu conceito o melhor cliente de e-mail existente.

• Google Talk: Google e um Messenger do google, que se intrega a outros serviços google

Google Maps:  Quem conhece sabe que e essecial esta ferramenta, e possível fazer rotas de viagem de pontos de origem a pontos de destino. 

• Google Docs: 
 Este recurso mostra claramente o que significa  computação nas nuvens, onde no futuro não será necessário comprar computadores com HD’s onde tudo ficara armazenado na WEB. Trata-se de uma suíte office (Processador de texto como Word, Planilhas como Excel, e modesto ainda apresentações de slides  como PowerPoint).
Voce cria documentos e não precisa salvar no seu computador, isto mesmo. Voce salva em seu espaço virtual. Para quem conhece de desenvolvimento, sabe que e fantástico este passo da Google. 




• iGoogle: Reúne os principais serviços que o Google já oferece para um acesso fácil e rápido (como se fosse um desktop). 
Logicamente que esta idéia de computador nas nuvens, onde você esta confiando sua vida na internet, e extremamente assustador. Num universo onde não existe nada 100% seguro.

Existem inclusive perguntas de quando a google criará um sistema operacional online.

Nenhum comentário: