Já todos nós, em diversos momentos das nossas vidas nos sentimos desmotivados com alguma coisa. Por vezes nem conseguimos muito bem identificar o porquê, mas a realidade é que nos sentimos tristes, sem energia e completamente sem vontade de produzir. Existem também outras ocasiões em que sabemos o porquê, ou porque idealizámos algo que não correu como o planeado, ou porque elevámos demasiado as expectativas sobre o desenvolvimento de alguma coisa, algum projecto ou algum acontecimento que acabou por não se desenvolver como desejámos, o que infelizmente se traduz em frustração. O sentimento de frustração é terrível, desgastante e desmotivador. Mas será que vale a pena sentirmo-nos assim? Será que isso não nos vai prejudicar ainda mais? Quando as coisas não acontecem como esperamos, o mais acertado não é com certeza cruzar os braços, mas sim lutar.
A motivação é um grande passo para o sucesso. É verdade que tudo isto são fases, períodos em que nos sentimos sem vontade para nada, parece que lutamos, lutamos e nada acontece, pois é nesses períodos que precisamos parar e pensar, lembrar-nos que não é bem assim, que é apenas um momento e que quanto mais acreditarmos, melhor as coisas virão a acontecer. No trabalho como blogueiro, principalmente para quem começa e tem como objectivo fazer disso a sua profissão e rentabilizar o seu trabalho, este estado de espírito é recorrente. Este é um trabalho muito bonito, muito prazeroso, mas que demora algum tempo a credibilizar e rentabilizar. E mesmo sendo esta apenas uma das razões porque nos desmotivamos com o nosso trabalho, é de certeza a mais recorrente. Não deixe de ler também as 10 factores psicológicos de um blogueiro de sucesso, onde foram compartilhadas algumas dicas bem interessantes e que complementam muito bem este artigo e também o artigo 10 dicas para se manter motivado enquanto blogueiro.
Quando nos sentimos assim, cabe-nos a nós inverter a situação. Dessa forma, estruturámos 10 dica para não perder a motivação com o seu blog. Tome nota:
1. ORGANIZE-SE MELHOR
Quando nos sentimos motivados temos por hábito querer fazer mais e mais e aceitar todo o trabalho que nos é proposto e implementar ideias novas o mais rápido possível. E na realidade, muitas vezes até conseguimos fazê-lo, mas infelizmente são períodos específicos da nossa vida. Ninguém mantém um ritmo alucinante ininterruptamente. O problema começa quando não se concluem tarefas, não se atingem objectivos e o trabalho acumula. Começa o desânimo, a sensação de incapacidade e a frustração. Trabalho a mais e tempo a menos. É que tudo aquilo que conseguimos terminar e objectivar num dia em que estamos motivados, é com certeza trabalho para muitos dias numa altura em que a produtividade não flui. Temos que ter noção das nossas capacidades físicas e psicológicas. Muitas vezes os blogueiros acham que não são capazes de levar os seus blogs para a frente, porque não têm tempo ou simplesmente porque não conseguem lidar com a pressão. A solução neste caso passa por uma reorganização, não apenas do ponto de vista pessoal mas também do blog. Estabeleça novos objetivos, e se necessário reduza o número de postagens com que se pretende comprometer. Aproveite e leia também os 6 pontos básicos para evitar as consequências da desorganização.
2. EVITE O MULTI-TASKING
A blogosfera é um mundo, e por vezes, a quantidade de coisas que vimos, lemos e gostamos é tanta, que no segundo a seguir idealizamos ter blogs sobre vários assuntos, vários temas., pensamos em partilhar o que sabemos e gostamos em tantas áreas tão distintas, que damos por nós a criar diversos projectos, sobre os mais variados temas, que não vamos conseguir implementar ou atualizar do jeito que desejamos. O melhor é reflectir e escolher. Não digo apenas um tema, mas pelo menos um tema de cada vez. Construir projetos de forma desenfreada e sem lógica (apenas com coração), normalmente resulta em projetos que nunca serão estruturados e alimentados da forma correta, e que consequentemente nunca se irão conseguir implementar na blogosfera. Evite ao máximo o Multi-Tasking e foque-se primeiro na construção de um bom projeto, que seja relevante e ganhe o seu espaço. Quando tiver a credibilidade do seu lado, avance para o próximo.
3. INSPIRE-SE
Procure inspirar-se, procure objectivos que gostasse de atingir e foque-se neles, acredite que são possíveis. Pense em alguém, alguém que admira por tudo o que alcançou ou alcança e acredite que pode ser igual a ele. Leia histórias de sucesso e acredite que sendo elas uma realidade, são atingíveis e que você pode chegar lá também. Leia, pesquise, estude, trabalhe e principalmente, acredite. Se ainda não leu a história do Paulo Faustino, inspire-se com a forma como ele aprendeu a monetizar suas paixões.
4. PLANEIE O FUTURO
Projecte-se a si e ás suas ambições no futuro. Imagine como gostaria de trabalhar, o que gostaria de ter e como gostaria de o fazer. Idealizar algo e desejá-lo no imediato é um erro. As coisas demoram o seu tempo a ser geradas, construídas e a dar frutos. A Escola Dinheiro tem quase 3 anos de existência e é precisamente o espelho disso mesmo. Elabore um plano de trabalho e objectivos calendarizados. Estabeleça datas e tarefas a realizar nesse período. Trace uma estratégia temporal lógica e certifique-se de que, para os objectivos idealizados o tempo disponibilizado é suficiente para evitar que o não conseguir cumprir uma tarefa antecipe o seu desânimo. Foque-se no seu objectivo como algo possível e realizável.
5. TRANSMITA OS SEUS OBJETIVOS
Converse com amigos, escreva, publique no seu blog, nas redes sociais – não interessa como o faz – mas é importante transmitir a alguém os seus objectivos. Foi isso que fizemos aqui na Escola Dinheiro quando escrevemos os nossos objectivos para 2010. Mostre a sua motivação e comprometa-se a atingir esses mesmos objectivos. Mesmo que um dia a sua motivação esteja mais em baixo, o facto de existir gente que sabe o seu desejo, faz com que o seu comprometimento para com elas o ajude a levantar a cabeça. Com certeza não vai querer ficar mal perante aqueles que acreditaram em si. Vai querer lutar e mostrar a si e aos outros que é possível. Pode também, assim, nalgum momento menos bom, pedir ajuda e obter suporte emocional e gerar força para continuar. Procure compreensão e apoio em alguém próximo com quem confidencie objectivos, forças e fraquezas. Ter objectivos é um processo relativamente básico e simples. O comprometimento com eles é que normalmente é uma das maiores falhas dos blogueiros.
6. ENTENDA QUE TEM QUE DAR PARA DEPOIS RECEBER
Compreenda desde o início que para receber é preciso dar primeiro. Que para lá chegar é preciso caminhar. A motivação é algo inconstante por diversas razões. Entenda que se hoje ela não está presente, isso é passageiro e ela volta. Por vezes desmotivamos mesmo sem razão aparente, e se isso pode acontecer pela negativa, acredite que também acontece pela positiva. Não desanime, nunca cruze os braços ou meta todo o trabalho realizado na gaveta. Volte a focar-se no objectivo principal e quando menos esperar vai estar de novo cheio de vontade de trabalhar e triunfar. O mesmo acontece com certas especificidades do seu blog, nomeadamente os comentários, assinantes, tráfego, etc. Se você pretende receber tudo isso, entenda que primeiro você tem de dar aos seus leitores aquilo que eles procuram, e isso, significa trabalho, dedicação e muita disponibilidade.
7. STEP BY STEP
Se os objectivos a que se propôs são demorados ou de grandes dimensões, comece devagar ou parta-os em pequenos objectivos. Comece sempre por baixo. Além de evitar o stress da sensação do inatingível, pode ir saboreando cada vitória ao subir patamar por patamar. Comprometa-se com muito pouco no seu planeamento diário, assim não falha, vai superando as expectativas e ganhado alento para o dia seguinte. Partir um objectivo muito grande em pequenos objectivos é fundamental para manter os níveis de motivação elevados. Foi isso que fizemos aqui na Escola Dinheiro. Desejámos desde o primeiro dia ser um blog de referência na área, mas partimos esse grande objetivo em pequenos objetivos tangíveis. Dessa forma, estamos constantemente motivados a atingir novos e pequenos objetivos, que nos irão levar a um grande mais tarde.
8. LEIA E ESTEJA INFORMADO
Quando sentir que está a desmotivar ou a perder o entusiasmo, procure ler algo sobre o assunto. Leia algo motivante, algo que lhe mostre que é possível. Se ler acerca daquilo a que se propôs, vai sentir o seu objectivo alcançável e cada vez mais próximo, além de encontrar ideias que o ajudam a tornar mais simples. Muitas vezes os livros e Ebooks são uma excelente forma de o ajudar a encontrar o caminho para o sucesso novamente. O nosso Ebook é também uma excelente forma de você colocar em práticas as estratégias que por vezes lhe faltam.
9. ULTRAPASSE OBSTÁCULOS RAPIDAMENTE
Por vezes desmotivamos porque nos deparamos com algum problema, ou obstáculo. Se no executar das suas tarefas se deparar com algo que lhe está a roubar muito tempo ou o está a fazer desanimar, dê a volta por cima. Inscreva-se em fóruns, fale com amigos ou conhecidos, transmita as suas dúvidas e peça ajuda para resolver o problema. Quanto mais tempo perder com algo que está com dificuldades em resolver mais desmotivado vai ficar. A persistência por vezes é a melhor arma. Quando desejámos integrar os nossos Fórums de Discussão aqui no blog, sentimos inúmeras dificuldades em conseguir integrá-los corretamente na estrutura que já tínhamos montada. Mas a persistência e a ajuda de algumas pessoas fez com que conseguíssemos atingir esse objetivo sem viver a frustração de não o atingir.
10. PENSE POSITIVO
Pense no resultado final. Pense no quanto deseja atingir o seu objectivo, se pensa em criar um blog e ser blogueiro a tempo inteiro, por exemplo, pense o quanto essa vida que tanto deseja lhe vai dar prazer, pense no quanto pode lucrar com o seu trabalho e diga para si mesmo: “Eu consigo”. A vida só faz sentido quando tem objetivos e novos desafios a cumprir. Quando tudo é fácil ou não exige luta, o sabor do resultado final nunca é o mesmo. Uma das grandes razões para termos chegado onde conseguimos chegar, tem muito a ver com positivismo e com visão de futuro. Passo-a-passo, com dedicação, clareza, consciência e capacidade de sacrifício, é possível chegar a qualquer lado. E para nós, o céu é o limite. Até lá desejamos fazer muito mais do que aquilo que já conseguimos fazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário