quinta-feira, 14 de maio de 2009

Depois da Sun, Oracle compra Virtual Iron

São Paulo, 14 de Maio de 2009 - A Oracle surpreendeu mais uma vez ao anunciar um acordo para a compra da Virtual Iron Software, fabricante especializada em softwares voltados à gestão da virtualização de servidores, muito usados em datacenters. A empresa fundada por Larry Elisson, que o mantém como seu principal executivo, realizou a segunda aquisição em apenas três semanas. Desta vez, no entanto, detalhes financeiros foram omitidos.

O anúncio ocorreu na sequência da compra da Sun Microsystems em 22 de abril por cerca de US$ 7,4 bilhões. A companhia americana já soma mais de 50 aquisições nos últimos 51 meses, com investimentos superiores a US$ 34,5 bilhões.

A operação foi defendida no site da Oracle, entre outros motivos, em função da complementaridade dos produtos da Virtual Iron à sua própria família de soluções. Segundo o texto do documento distribuído à imprensa, a combinação da tecnologia da Virtual Iron com o produto de virtualização de servidores Oracle VM "possibilitará (aos usuários ) um gerenciamento de recursos mais abrangente e dinâmico" de seus servidores virtuais. De acordo com a empresa, seus clientes se beneficiarão com um melhor uso da capacidade dos servidores virtualizados e terão acesso a uma configuração de servidor virtual simplificada, além de um melhor controle de outros programas corporativos que rodam em seus sistemas de TI.A transação anunciada poderá ser finalizada no terceiro trimestre do ano, uma vez percorridas todas as etapas burocráticas junto às autoridades americanas. Até lá, tanto Oracle quanto Virtual Iron continuarão operando de modo independente.

Wim Coekaerts, vice-presidente de Linux e engenharia de virtualização da Oracle, explicou que as tendências do setor conduzem à maior demanda por virtualização. Segundo ele, a prática "permite reduzir despesas operacionais sem sacrificar a qualidade dos serviços prestados pelos sistemas de tecnologia da informação". Para o executivo, a aquisição da Virtual Iron é coerente com uma das estratégias da Oracle, que procura promover o gerenciamento mais eficiente dos níveis de serviço dos aplicativos de seus clientes.

Em seu site, a Oracle declara que, por meio de suas aquisições, vem procurando fortalecer suas ofertas ao mercado e acelerar o ritmo das inovações que apresenta aos clientes. Em sua coleção de marcas adquiridas nos últimos três anos figuram Peoplesoft, Retek, Siebel, Hyperion e BEA.(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1)(Redação)

Nenhum comentário: