domingo, 7 de setembro de 2008

Exploração de camada pré-sal/Lula: pré-sal é ponte para erradicação da pobreza


Hoje dia 07 de setembro no dia da independência o presidente Lula anuncia oficialmente a descoberta do pré-salpela Petrobrás em rede Radio e Televisão, e afirmou que o potencial de exploração da região, que deverá ser aplicado em políticas sociais e de educação, representa "a ponte entre a riqueza natural e a erradicação da pobreza". "Vamos aproveitar esta grande quantidade de recursos para pagar a imensa dívida que o nosso País tem com a educação", disse.

A Petrobrás já fez varias descobertas mas esta e maior descoberta isoladamente , que pode colocar Brasil entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo.

"Feliz é o povo que, no dia de sua independência, pode olhar com orgulho para o passado e com esperança para o futuro. Principalmente, quando essa esperança está firmada na realidade, e não é apenas um sonho vago e distante", ressaltou o presidente no pronunciamento. De acordo com Lula, apesar de ainda não ser possível medir o real potencial de exploração do pré-sal, "com toda segurança o pré-sal colocará o Brasil entre os maiores produtores de petróleo e gás do mundo". Disse Lula.


O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram em camada de sal que abrange o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, em lâmina d’ água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros e soterramento entre 3 mil e 4 mil metros.

O presidente relembrou a visita que fez ao Espírito Santo na última terça-feira, quando pela primeira vez foi extraído petróleo da camada pré-sal. "O que assisti ali, e faço questão de dividir esta emoção com vocês, foi o início de um dos enlaces mais simbólicos da vida deste País. A abertura de uma ponte direta entre riqueza natural e erradicação da pobreza", disse Lula. "Vi com os meus olhos e senti nas minhas mãos, na Plataforma P-34 da nossa querida Petrobras, o petróleo que começou a ser produzido no pré-sal".

Nenhum comentário: